segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como me sinto em relação à Matemática?

A lógica matemática está presente em todas as ações realizadas na natureza. Ensinar a Matemática exige do professor empenho, dedicação e conhecimento. Não há necessidade que ele domine todos os conceitos matemáticos que lhe foram apresentados no decorrer da vida acadêmica. Porém, é importante que o professor saiba conduzir didaticamente as noções que permitam ao aluno elaborar conceitos que o auxiliem na apropriação e execução desses no seu cotidiano, assim como a intermediação em situações que levem a associação e relação com outros novos conhecimentos. A Matemática está presente em todas as outras disciplinas e favorece a assimilação de diferentes conceitos. Procuro cercar minha prática pedagógica com as melhores estratégias e recursos possíveis para ensinar os conteúdos dessa disciplina. A troca entre os colegas é uma dessas estratégias, pois, muitas vezes os alunos conseguem repassar para os seus colegas com uma linguagem mais acessível o que aprenderam. Por isso, o lúdico e o trabalho em grupo permitem uma aprendizagem mais eficaz. A criança aprende com prazer quando ela brinca com esse conhecimento e desta forma busco utilizar jogos pedagógicos para mediar a aprendizagem dos meus alunos.



Como me senti ao postar no pbwosks?

Confesso que as atividades da disciplina Educação a Distância tem me deixado muito desconfortável. A falta de familiaridade com as ferramentas usadas e, também o excesso de trabalhos da faculdade e profissionais ocasionam um tempo restrito que não oportuniza a prática frequente desses instrumentos. Sendo assim, as aprendizagens não se efetivam. Sob o comando da professora vou realizando passo- a- passo a atividade, mas ao terminar lembro pouco do que fiz. Tento realizar sozinha e não tenho o mesmo êxito. Como não tenho tempo para retomar mais vezes me sinto insegura e frustrada. A imagem que coloquei na minha postagem anterior retrata a minha situação: vejo-me um “peixe fora do aquário” em relação às novas tecnologias. Sei que qualquer pessoa é capaz de assimilar tais conceitos, no entanto o tempo para estar à disposição e apreender esses novos conhecimentos é fundamental e essa situação não me privilegia. Há também o compromisso de aprovar nessa disciplina. Todas essas questões tem desfavorecido minha aprendizagem. Porém, sigo em frente porque tenho propósitos e sei da importância do aproveitamento dessas aprendizagens. Costumo exigir o máximo de exatidão em tudo que faço por isso me vejo tão desanimada com as tarefas dessa disciplina. Meu consolo e a generosidade da professora que nunca se esgota. Então, vamos ver se os conselhos da professora se confirmam e se eu, até o final do semestre, consigo aprender ao menos concluir as tarefas sugeridas por ela.


domingo, 24 de agosto de 2014

Avaliação

Quando foi apresentada essa atividade, a de criar um blog fiquei "apavorada", pois nem imaginava como seria. Como não participei da aula nesse dia, pedi auxilio, primeiramente para a minha filha que, ao meu lado foi me direcionando. Porém, a professora não aceitou porque seria necessário criar num outro provedor (acho que é assim que se nomeia). Então fiquei muito frustrada!
Depois, pela necessidade procurei a professora que gentilmente e pacientemente me ajudou a realizar todos os passos virtualmente, nos comunicamos através do facebook.
Eu finalmente construí o meu blog!
Mais uma vez percebi que a tecnologia vem para que possamos nos apropriar de novos conhecimentos, embora inicialmente nos apavore. Apesar de ainda me sentir insegura entendi que sou capaz. 
Essa foi a minha experiência ao construir meu primeiro blog que, certamente não será o único.
Vera Regina Furtado