A lógica matemática está presente
em todas as ações realizadas na natureza. Ensinar a Matemática exige do
professor empenho, dedicação e conhecimento. Não há necessidade que ele domine
todos os conceitos matemáticos que lhe foram apresentados no decorrer da vida
acadêmica. Porém, é importante que o professor saiba conduzir didaticamente as
noções que permitam ao aluno elaborar conceitos que o auxiliem na apropriação e
execução desses no seu cotidiano, assim como a intermediação em situações que
levem a associação e relação com outros novos conhecimentos. A Matemática está
presente em todas as outras disciplinas e favorece a assimilação de diferentes
conceitos. Procuro cercar minha prática pedagógica com as melhores estratégias
e recursos possíveis para ensinar os conteúdos dessa disciplina. A troca entre
os colegas é uma dessas estratégias, pois, muitas vezes os alunos conseguem
repassar para os seus colegas com uma linguagem mais acessível o que
aprenderam. Por isso, o lúdico e o trabalho em grupo permitem uma aprendizagem
mais eficaz. A criança aprende com prazer quando ela brinca com esse
conhecimento e desta forma busco utilizar jogos pedagógicos para mediar a
aprendizagem dos meus alunos.
Ensinar, uma paixão!
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Como me senti ao postar no pbwosks?
Confesso que as atividades da
disciplina Educação a Distância tem me deixado muito desconfortável. A falta de
familiaridade com as ferramentas usadas e, também o excesso de trabalhos da
faculdade e profissionais ocasionam um tempo restrito que não oportuniza a prática
frequente desses instrumentos. Sendo assim, as aprendizagens não se efetivam.
Sob o comando da professora vou realizando passo- a- passo a atividade, mas ao
terminar lembro pouco do que fiz. Tento realizar sozinha e não tenho o mesmo
êxito. Como não tenho tempo para retomar mais vezes me sinto insegura e
frustrada. A imagem que coloquei na minha postagem anterior retrata a minha
situação: vejo-me um “peixe fora do aquário” em relação às novas tecnologias.
Sei que qualquer pessoa é capaz de assimilar tais conceitos, no entanto o tempo
para estar à disposição e apreender esses novos conhecimentos é fundamental e
essa situação não me privilegia. Há também o compromisso de aprovar nessa
disciplina. Todas essas questões tem desfavorecido minha aprendizagem. Porém,
sigo em frente porque tenho propósitos e sei da importância do aproveitamento
dessas aprendizagens. Costumo exigir o máximo de exatidão em tudo que faço por
isso me vejo tão desanimada com as tarefas dessa disciplina. Meu consolo e a
generosidade da professora que nunca se esgota. Então, vamos ver se os
conselhos da professora se confirmam e se eu, até o final do semestre, consigo
aprender ao menos concluir as tarefas sugeridas por ela.
domingo, 24 de agosto de 2014
Avaliação
Quando foi apresentada essa atividade, a de criar um blog fiquei "apavorada", pois nem imaginava como seria. Como não participei da aula nesse dia, pedi auxilio, primeiramente para a minha filha que, ao meu lado foi me direcionando. Porém, a professora não aceitou porque seria necessário criar num outro provedor (acho que é assim que se nomeia). Então fiquei muito frustrada!
Depois, pela necessidade procurei a professora que gentilmente e pacientemente me ajudou a realizar todos os passos virtualmente, nos comunicamos através do facebook.
Eu finalmente construí o meu blog!
Mais uma vez percebi que a tecnologia vem para que possamos nos apropriar de novos conhecimentos, embora inicialmente nos apavore. Apesar de ainda me sentir insegura entendi que sou capaz.
Essa foi a minha experiência ao construir meu primeiro blog que, certamente não será o único.
Assinar:
Postagens (Atom)


